Agendamento Carteira de Trabalho 2024

Quem está em buscar de uma oportunidade de emprego, já deve saber que para isso é preciso ter em mãos uma carteira de trabalho. O documento é oficial do Ministério do Trabalho e Emprego e é uma exigência de todas as empresas que realizam a contratação CLT, ela deve ser preenchida sempre que o empregado começar em uma nova empresa. Para obter esse documento é importante realizar o agendamento Carteira de Trabalho 2024.

Se você está começando a sua carreira por agora ou ainda não atuou em uma função com registros CLT, vamos te contar tudo sobre cada etapa do agendamento necessário para emissão da CTPS. Fique conosco para saber mais.

O agendamento para tirar a Carteira de Trabalho pode ser de duas maneiras: por internet ou telefone. Para facilitar o processo, a MTE decidiu criar um portal somente para o atendimento agendado, mas quem tem dificuldades em utilizar a internet, e aos meios digitais, podem solicitar uma data para emissão do documento por telefone.

Agendamento Carteira de Trabalho 2024

Agendamento Carteira de Trabalho 2024

Documentos Necessários para Agenda Carteira de Trabalho

Seja para a primeira via ou para outras vias, o processo para agendamento da emissão é o mesmo. O que altera são os documentos que devem ser apresentados.

Para tirar a primeira via da Carteira de Trabalho CTPS, é exigido os seguintes documentos:

  • Comprovante da residência com CEP (conta de luz, água, telefone etc.);
  • Número do cadastro de pessoa física o (CPF);
  • Documento de identificação original (RG, CNH, Certidão de Nascimento ou Reservista);
  • Foto 3×4 com fundo branco.

Já para segunda via da CTPS, algumas situações são consideradas para a nova emissão, como perda, furto, roubo, continuação, danificação e extravio. Nessas situações, os documentos necessários são:

  • Documento de identificação original (RG, CNH, Certidão de Nascimento ou Reservista);
  • Comprovante de residência com CEP (conta de luz, água, telefone etc.);
  • Comprovante de estado civil (Certidão de nascimento, de solteiro, ou casamento se estiver casado);
  • Documento que comprove o número da via anterior;
  • Boletim de ocorrência (em casos de segunda via por furto, roubo, perda ou extravio).

Como Agendar Carteira de Trabalho pela Internet

O MTE criou uma plataforma exclusiva para possibilitar o agendamento 100% online da CTPS, para isso só é preciso acessar o portal de agendamento eletrônico: http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam e seguir os passos a seguir:

  • Passo 1 – Preencher corretamente todos os dados solicitados e clique em prosseguir;
  • Passo 2- Escolha a unidade disponível mais próxima de sua residência;
  • Passo 3 – Selecione a data e horário desejados e disponível para realizar ao agendamento;
  • Passo 4 – E para finalizar, informe seu CPF, data de nascimento, telefone para contato e código se segurança. Agora é só clicar em agendar e pronto!
Como Agendar Carteira de Trabalho pela Internet

Como Agendar Carteira de Trabalho pela Internet

 Agendamento Carteira de Trabalho 2024 por Telefone

Para quem não tem acesso á internet e não podem utilizar do agendamento eletrônico, podem marcar o agendamento da CTPS através do telefone, seguindo as seguintes etapas:

  • Ligue para o número oficial do MTE, chamado de ‘’Alô Trabalho’’, no número 158;
  • Na ligação, escolha a opção ‘’ Agendamento Carteira de Trabalho’’;
  • Siga o passo a passo e informe todos os dados solicitado pelo operador;
  • Depois de confirmar todos os dados, o agendamento está feito!

Não esqueça de levar todos os documentos solicitados no dia marcado.

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